2w2xp9zzyrjkaqb8uv1om4jno

Expiação Limitada – 5 pontos descomplicados do Calvinismo.

O terceiro ponto do calvinismo é a “Limited expiation” ou Expiação Limitada, resumidamente é a doutrina bíblica que prega que Jesus não morreu por todas as pessoas indiscriminadamente, mas sim pelos seus eleitos de modo efetivo.

Os arminianos pregaram em Dort que Jesus havia morrido por todas as pessoas sem que houvesse qualquer critério pela qual a morte fosse “efetiva”, os arminianos denominaram isso como Graça Universal que é a graça manifestada a todos. Como eu disse antes, eu acredito na graça universal, porém a ela tem efeito sobre os não eleitos só para que eles consigam fazer o bem sendo maus e para que o mundo não seja um lugar extremo de pecado ou de impossibilidade de “paz”. Analisando a Bíblia eu entendo que a graça universal é a misericórdia de Deus renovada diariamente para que os eleitos consigam viver aqui, mas que essa mesma graça universal não é efetiva para salvar.

A graça que salva é graça salvífica, a graça manifestada desde antes de a fundação do mundo quando Deus elegeu seus eleitos, não tendo vigor sobre os ímpios pois esses foram feitos para serem condenados.

Resultado de imagem para expiação limitada

E isso nós da a chave da coisa: Não adianta morrer por quem não é salvo. Pois a graça salvífica é somente efetiva nos eleitos, e é derivada da morte de Cristo, por mais que Deus tenha demonstrado seu amor a sua criação de modo geral, só não sofrerá a morte eterna aqueles que creem em Deus e só que vai crer em Deus são os eleitos.

O arminianismo prega exaustivamente que a expiação é ilimitada, indiscriminada e não-criteriosa. Como se a salvação fosse algo aberto. Imagina Deus ter uma lista aberta para a salvação para que os homens pudessem usar de sua liberdade para “salvar-se” ou “cair da graça”, pois se não há limites, logo é algo aberto, volátil, sem nenhum critério, é como se Deus não soubesse, nem previsse e nem predestinasse nada, sendo assim, metade da Bíblia teria que ser rasgada para que isso fizesse sentido e mesmo assim MUITAS pessoas acreditam fielmente nisso.

1Sm 3:14 / Is 53:11-12 / Mt 1:21; Mt 20:28; Mt 26:28 / Jo 10:14-15 /Jo 11:50-53; Jo 15:13; Jo 17:6,9,10 / At 20:28 / Rm 5:15 / Ef 5:25 / Tt 3:5 /Hb 9:28 / Ap 5:9

Aqui você precisa entender qual é o propósito de só alguns serem eleitos e o porquê do amor de Deus ou a expiação só efetiva nos eleitos.

A Bíblia é clara:

MT 1.21 “Ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

LC 19.10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

II COR 5.21 Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

GAL 1.4 o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

ITIM 1.15 Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal;

TIT 2.14 que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.

I PED 3.18 Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito;

Em todo o tempo a Bíblia deixa claro que Cristo morreu objetivamente por um gruo específico de pessoas e não por toda humanidade de modo indiscriminado. Já explicamos isso ao citar João 3:16 que Deus demonstra seu amor a criação, mas a efetividade desse amor  é somente aos que creem, pois em João 3:36 fica claro que quem não crê “A ira permanece sobre”.

Mas e os versículos que deixam evidentes uma graça universal e efetiva da salvação?

Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo; 1 Timóteo 2:3-6

E Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente por nossas ofensas pessoais, mas pelos pecados de todo o mundo. Em Cristo e separados do mundo – João 2:2

Como resolver? Simples, o todo não significa TODOS. Entenda que o português não é a melhor maneira de se ler a Bíblia, a tradução é falha e rotineiramente nossa língua traz pegadinhas por sua complexidade. Vamos de João 2:2 “TODO MUNDO” quem é Mundo? Mundo é KOSMOS, o que é KOSMOS? Criação em grego, planeta, conjunto. Ou seja, é a junção de tudo, justifica João 3:16 que Deus amou a sua criação e por isso ele dá seu Filho único para “todo que crê” e o versículo de João 2 segue dizendo “Em Cristo e separados do mundo”, ele propiciou a humanidade e separou os seus eleitos desse mundo. O que é propiciar? Oferecer um meio de paz, uma maneira de apaziguar a ira de Deus oferecendo um sacrifício. Então a única maneira de salvar os eleitos era aliviar a ira de Deus sobre a criação e quem é o sacrifício de apaziguamento? Jesus. Isso é graça universal, ou uma maneira de mostrar a Deus que os homens podem viver numa “pseudo-paz”, pois Deus já havia largado a humanidade de mão, entregado –os aos seus próprios pecados.

Já graça salvífica é efetivada somente em seus eleitos quando Ele mesmo diz que separa os seus no celeiro, que Ele conhece as suas ovelhas, que não fomos nós que o escolhemos, mas Ele que nos escolheu, que Ele é quem elege, que há sim uma lista de pessoas separadas, que há pessoas justificadas, glorificadas e separadas para viver uma vida de santidade, e por aí vai.

Já em Timóteo o entendimento é simples, a quem o texto está direcionado? Entenda que todos os textos intitulados a todos que não eram apóstolos eram cartas, e nessas cartas havia um sentido, conscientizar alguém ou uma igreja sobre determinados assuntos.

Se eu disse para vocês: Todos entrem no meu carro. Eu estarei pedindo para TODA humanidade entrar no meu carro? Não, e sim estou direcionando, muito provavelmente a um grupo de pessoas para que elas entrem no meu carro, até porque em média, carros só cabem 5 pessoas.

Então o texto paulino direcionado a Timóteo, ou a comunidade de Timóteo é mais que claro que Paulo está falando a um povo específico e não para toda humanidade. O texto é objetivamente direcionado para um grupo X de pessoas, nesse caso é reforçado quando João fala á Éfeso no cap 7 de apocalipse, que presencia no céu pessoas: “e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro”- Apocalipse 7:9. Ou seja, havia ali REPRESENTANTES de todas as nações, todas as línguas, e todos os povos. De modo curto e grosso: Há eleitos em todo lugar do mundo e não o mundo inteiro foi visto na visão de João, mas sim pessoas de cada lugar do mundo.

Autor: Paulo Ricardo Lima – Pregador, palestrante DESMOTIVACIONAL, teólogo de boteco.