Tudo que te ensinaram sobre possessões demoníacas está errado.

Existem vários tipos de “possessões” demoníacas, bom, eu acredito em possessões, mas na maioria das vezes não são possessões. Não que eu seja descrente, mas eu não acredito da forma que ela acontece em programas de TV, em vídeos na internet e até tenho dúvidas também sobre o assunto.

Nas possessões da TV aparecem normalmente pessoas mais pobres que têm aparentemente um vício, ou um problema social e essas pessoas aparecem se batendo, babando, mudando de voz, revirando os olhos e parecem estar com outra personalidade e nos fazem acreditar que estão possessas por alguma entidade maligna e por ai vai.

Resultado de imagem para expulsando demonio

No entanto, ao meu ver criaram personagens para a TV da mesma maneira que pregadores criaram seus personagens e essas pessoas estão mais para péssimos atores contratados pelas igrejas do que pessoas  que realmente estão com um demônio dentro de si. Mas a pergunta que fica é: Possessão demoníaca é necessariamente essa das igrejas que aparecem na TV? -A reposta é clara e óbvia que não, existem tipos de possessões e nem todas são com uma mudança corporal ou de voz e por ai vai.

Possessão do Gadareno: Todos conhecem a história de Jesus e do endemoniado de gadara que se passa em Marcos 5 e Lucas 8, a bíblia diz que esse homem vivia numa espécie de de cemitério e que ele estava descontrolado que nada conseguia segura-lo, a bíblia relata que: “e nem ainda com cadeias o podia alguém prender”; -Marcos 5:3 – Nem algemas conseguiam segurar o cara, ele estava realmente transtornado. – A Bíblia relata também que ele já havia sido preso algumas vezes, mas que ele tinha uma força extrema que nada o segurava, além disso, ele também ficava “ferindo-se com pedras”. Marcos 5:5, ou seja, era uma pessoa completamente transtornada devido a possessão demoníaca, a bíblia relata que não era só um espírito, mas vários, sendo que eles disseram “somos muitos”, “nos chamamos legião”-.

Resultado de imagem para gadareno

Gadareno Ilustração

Os chamados de “diabos” e “filhos de satanás”: A Bíblia é clara ao expor a nós que existem sim pessoas que não apresentam “sintomas” de possessão, mas que são chamadas de filhos do diabo, filhos de satanás, pessoas que em 1 João 3:10 o escritor relata que são pessoas que não amam os seus irmãos, que não praticam a justiça de Deus, em João 8, o próprio Jesus diz que as pessoas que não ouvem o que Jesus diz não são filhos de Deus, mas sim filhos do diabo, Jesus ainda justifica dizendo que pessoas mentirosas, pessoas homicidas e que não se agarram a verdade são filhas do diabo, pois o diabo é o pai da mentira. – e o que isso tem haver com possessões? Essas pessoas podem estar possessas de modo “sútil”(sem apresentar características como o do gadareno), justamente por não pertencerem a Deus.

 

A possessão de Saul: Em 1 Samuel 13 e 16 narra a história da desobediência de Saul, que devido a Saul ter desobedecido a Deus, Deus retirou o seu Espírito de Saul e mandou com que um espírito maligno possuísse Saul para que o espírito o atormentasse, a bíblia nos leva a entender que Deus pode mandar espíritos para punir pessoas, exemplo disso foram Ananias e Safira, que foram punidos por Deus com uma possessão maligna, e foram mortos devido a possessão, nos levando a entender que Deus tem total domínio e controle sobre os demônios e satanás.

Resultado de imagem para rei saul

Rei Saul (Ilustração)

A Possessão de Judas: Judas não vendeu Cristo apenas porque ele havia sido predestinado aquilo, foi também devido ao fato de que ele estava possuído: “Estava se aproximando a festa dos pães sem fermento, chamada Páscoa, e os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam procurando um meio de matar Jesus, mas tinham medo do povo. Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, um dos Doze”. Lucas 22:1-3. E logo depois Judas foi trair Jesus após tê-lo vendido. Judas também não apresentou nenhuma característica “GADARENISTICA”, não mudou a voz, nem ganhou força descomunal e etc; o diabo o possuiu e ele foi lá vender Jesus, mas podemos ver que ele a todo o momento estava consciente de tudo, ele sabia onde Jesus estava, sabia o que estava se passando e tanto sabia como demonstrou arrependimento de sua atitude quando tentou ir se matar, ou seja, ele foi possuído, porém havia ciência de tudo.

Resultado de imagem para judas

Judas traindo Jesus

Possessão da mulher advinha: Atos 16 narra uma viagem de Paulo e Silas para a Macedônia, até que eles param em Tiatira e lá encontram uma mulher que estava possessa de um “espírito de Adivinhação” – Nos tempos de Paulo ser adivinho ou ter algo místico como astrologia, o que conhecemos como sincretismo hoje era a feitiçaria. Em tese a adivinhação é uma obra do diabo e tal obra tende a enganar pessoas que  a procuram, o que Deus quis revelar aos homens está na Bíblia, fora isso é enganação provavelmente diabólica, então pregadores que advinham CPF que afirmam ter revelações, que dizem que a pessoa está com problemas e que “deus” está mandando um anjo e que não sei o que, essas pessoas podem estar possessas pelo diabo e falando em nome de Jesus, ou seja, enganação e anátema.

Resultado de imagem para pastor que revela cpf Resultado de imagem para pai de santo cartaz

 

 

Então não existe só um tipo de possessão demoníaca, Paulo deixa claro que o diabo pode tomar inúmeras formas, pode se disfarçar até de anjo de Luz, ou seja, o diabo tem várias formas de agência, porém todas essas reguladas por Deus, não havendo uma “briga” ou algo do tipo, e nem sempre essas possessões tem características iguais.

A ideia de que tem que haver uma batalha espiritual entre Deus e o diabo leva muita gente a se enganar sobre o próprio diabo e suas ações, o fato de muitas igrejas pregarem “exorcismos” e conversas com o diabo em cima do púlpito, uma demonstração de poder de certos pastores faz com que o público se confunda e como as pessoas até hoje tem uma curiosidade sobre o místico, o diabólico e etc; as pessoas tendem a acreditar em pessoas com supostas possessões.

Não se engane, a maioria das possessões são de pessoas que tendem a vender Cristo, pastores, pregadores, cantores, escritores que querem ganhar dinheiro em cima do nome de Jesus estão fazendo o que? Negociando Cristo e quem fez isso e foi pior que o Gadareno? Judas. Então muitas vezes o diabo está em púlpitos, palanques, palcos e não nos damos conta.

E não, nem tudo é o diabo, faltou dinheiro na sua conta, é o diabo? Não, é apenas o resultado do mau uso do seu dinheiro. Está doente, é o diabo? Não, o mundo está assolado de doenças, você pegar alguma delas é a coisa mais comum do mundo, você não é especial. Então nem tudo que está dando errado na sua vida é o diabo, a culpa é sua ou das coisas comuns da vida e você está procurando alguém para culpar, o seu pecado é seu e não do diabo, a gente prefere acreditar que nossos erros são frutos de ações diabólicas, porque odiamos assumir que fizemos coisas erradas.

Paulo Ricardo Lima – Teólogo de Boteco e Palestrante DESMOTIVACIONAL.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To use BrandCaptcha you must get an API Key